domingo, 17 de novembro de 2013

35Km de Pedaladas pela Diabetes...

Desta vez a voltinha de domingo foi em prol da diabetes, com a organização a cargo da equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Idanha-a-Nova (caminhada ou btt), que pretende desta forma chamar a atenção para a prevenção e controlo desta doença, que afecta cerca de 1.000.000 de portugueses.
Há hora marcada, os participantes lá iam chegando ao local de concentração, junto ao Centro de Saúde de Idanha-a-Nova. 
Pelas 9:00Horas tocou a sineta e lá saímos de Idanha em direcção à vigia e Vale Sourinho, para depois descermos para o paredão da barragem por um bonito single. Sempre em ritmo de passeio, continuamos a nossa voltinha pelos caminhos que circundam a barragem Marechal Carmona até apanharmos a primeira dificuldade do dia, uma curta mas inclinada subida, logo a seguir ao parque de campismo e que nos conduz até ao alto do monte; lá bem no alto agrupamos as "tropas" e eis que surge um contratempo, o João Fazendas tinha o cepo da roda de traz da bike gripado, nada a fazer, a passeata para ele estava acabada, lá teve que chamar o pronto socorro e regressar a Idanha.
Depois deste percalço lá tivemos que seguir a nossa viagem, desta vez em direcção a Alcafozes, para depois entrarmos na GR que nos leva à Sr.ª do Almortão, local de encontro dos grupos (da caminhada e do BTT) ,e também o local escolhido para merendar. 
Antes de atacarmos as merendas fomos ainda presenteados pela organização com um bonito boné azul (a cor da diabetes), por ali estivemos umas 3 ou 4 dezenas de minutos, onde degustamos as merendas uns dos outros, desde espargos, chouriças assadas, bolos tradicionais, bicas com chouriço, enfim tudo do bom e do melhor, no final até ainda houve tempo para o cafezito no Restaurante Sr.ª do Almortão.
Cafezito tomado e com o estômago devidamente aconchegado, lá seguimos a nossa viagem para os derradeiros Km's, agora por asfalto... descemos em direcção à Sr.ª da Graça para depois subirmos aquela que seria a maior dificuldade do dia, a subida da Sr. da Graça, com o grupo a alongar-se lá fomos galgando até ao "Batorel da Araúja" onde, no Manteigas Café, nos esperava um belo branquinho traçado...com o S. Pedro a ajudar à festa, esta foi mais uma bonita voltinha feita em boa companhia.
Os meus parabéns à equipa de enfermagem do Centro de saúde de Idanha pela excelente iniciativa.

























2 comentários:

Rui tapadas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sandra disse...

Mais uma bela manhã a pedalar e a andar por Trilhos da Raia!
A equipa de enfermagem do CS Idanha-a- Nova agradece a disponibilidade e sempre simpática colaboração e participação da ACIN, sócios e amigos!
Venha outra.

Gardunha...Road Cycling!!!